Apresentação
Com o objetivo de qualificar, em nível de pós-graduação Lato Sensu, trabalhadores e trabalhadoras que atuam na educação de crianças em áreas de reforma agrária, especificamente na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e nas Cirandas Infantis, este Curso é fruto da demanda dos Movimentos Sociais do Campo, conforme consta na Política Nacional de Educação do Campo (Decreto Nº 7.352, de 04 de novembro de 2010, que regulamenta a Política Nacional de Educação do Campo e do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) e foi demandado e aprovado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), conforme demonstrado no Ofício Nº 73026/2023/SR(SC)G/SR(SC)/INCRA-INCRA.
Através da parceria com o INCRA, estão previstos recursos para a execução do curso, conforme Instrução Normativa Nº 133, de 11 de outubro de 2023, especificamente em atendimento ao público alvo (Portaria/INCRA/P/Nº 19, de 15.01.2016).
Quanto à relação da UFSC com o PRONERA, destacamos que desde o ano de 2000 a UFSC atua neste programa, tendo desenvolvido e concluído até o momento doze cursos de um total de dezenove já realizados em Santa Catarina. A experiência do PRONERA/UFSC passa por cursos de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Médio, Cursos Técnico-Profissionalizantes, Cursos de Especialização e Mestrado Profissional. Sete são os Cursos de Especialização ofertados pelo PRONERA UFSC já concluídos. Destaca-se que esta trajetória consolidou uma equipe de trabalho, a qual compreende professores envolvidos, estudantes de graduação e pós-graduação com experiência de atuação no Programa, boa relação com os parceiros envolvidos como os Movimentos Sociais do Campo, INCRA e outras instituições de ensino do Estado. Também se destaca o suporte institucional da UFSC oferecido ao PRONERA. O Programa conta com sala própria junto ao Centro de Ciências da Educação da UFSC, inserção em diferentes centros de ensino e departamentos da instituição e equipe de professores com experiência de atuação no programa e na Educação do Campo, o que se faz uma constante, independente da realização ou não de Cursos do PRONERA em andamento.